Pular para o conteúdo
Início » Blog » Como o trauma afeta a memória

Como o trauma afeta a memória

Comecemos compreendendo os diferentes tipos de memória. Para facilitar, criei um mapa mental que mostra de forma sucinta em que consiste cada tipo.

Aqui eu vou mostrar como o trauma afeta a memória de longo prazo. Usarei como referência um infográfico produzido pelo National Institute for the Clinical Application of Behavioral Medicine.

O trauma afeta a memória semântica

Exemplo: O conceito de bicicleta. O rótulo “bicicleta” pode variar nas diferentes línguas (bicycle, em inglês; fahrrad, em alemão), mas a ideia de bicicleta é a mesma para todos.

Designed by macrovector / Freepik

Como o trauma pode afetar a memória semântica: O trauma pode impedir que informação de diferentes partes do cérebro – como palavras, imagens, sons. etc. – se combinem para formar a memória semântica. Isso pode gerar confusão mental e dificuldade de pensar, compreender e aprender.

Área cerebral envolvida: O lobo temporal e o córtex parietal inferior coletam informação de diferentes áreas cerebrais para criar a memória semântica.

Fonte: NICABM

O trauma afeta a memória episódica

Exemplo: A lembrança do dia em que você caiu da bicicleta na frente de outras pessoas. Você lembra em qual rua aconteceu, quem estava lá e como foi assustador cair.

Como o trauma pode afetar a memória episódica: O trauma pode “desligar” a memória episódica e fragmentar a sequência de eventos.

Área cerebral envolvida: O hipocampo é responsável por criar e recordar memória episódica.

Fonte: NICABM

O trauma afeta a memória emocional

Exemplo: Uma onda de vergonha e ansiedade toma conta de você quando você olha sua bicicleta depois de uma grande queda, porque as pessoas o viram em um momento embaraçoso e vulnerável.

Imagem de Victoria_Watercolor por Pixabay

Como o trauma pode afetar a memória emocional: Depois do trauma, a pessoa pode continuar ativada e experienciar emoções dolorosas, frequentemente fora de contexto.

Área cerebral envolvida: A amígdala desempenha um papel fundamental no armazenamento de experiências emocionalmente carregadas.

Fonte: NICABM

O trauma afeta a memória de procedimento

Exemplo: Depois que aprende, você anda de bicicleta automaticamente, sem parar para pensar em cada detalhe necessário para a realização dessa tarefa.

Como o trauma pode afetar a memória de procedimento: O trauma pode mudar os padrões da memória de procedimento. Por exemplo, a pessoa pode tensionar-se (retesar-se) e, inconscientemente, alterar sua postura, o que pode levar à dor e até dormência.

Área cerebral envolvida: O corpo estriado está associado com a formação da memória de procedimento e criação de novos hábitos.

Fonte: NICABM

Fontes de pesquisa: The Human Memory, Wikipedia e National Institute for the Clinical Application of Behavioral Medicine.

Gostaria de ser informada(o) sobre novas postagens?
Inscreva-se no meu canal no Telegram: https://t.me/sigacomisso
Ou entre para meu grupo no WhatsApp: https://www.sigacomisso.com.br/wgrupo

2 comentários em “Como o trauma afeta a memória”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido